23 de mar. de 2009

T-Jet macho-chô.

A campanha do T Jet não se limita ao vídeo que @drano postou outro dia - muito pelo contrário. Seus anúncios impressos valem o comentário. O Fiat Punto é um sporthatch, ou seja, está acima dos hatchbacks compactos. Como itens de série tem brake light, sistema Blue&Me, Cruise Control e Follow Me Home. Como quase ninguém sabe que diabos é isso, essas informações aparecem nas linhas miúdas, pé-de-página. O que se destaca nos anúncios, na verdade, são as comparações da versão T-Jet com os outros 2 modelos, mais antigos e simples - numa abordagem que não é grita "Homem!" porque não sai som. Vejamos:

Anúncio publicado em revista masculina tradicional (carros, mulher pelada, esportes).



LEGENDA:

ELX 1.4: Apressado para o trabalho.

Sporting 1.8: Apressado para um jantar com a namorada.

T-Jet: Apressado para o jogo do seu time.





INTERPRETAÇÃO DO MACHÃO:

Se tem algum lugar onde eu preciso chegar, na velocidade máximo, esse lugar é o campo. Vou com meus chegados, tomar cerveja, arrotar alto e falar palavrão cuspindo. Se eu não chego a tempo, piso 1o com a direita, faço uma figa e dou um soco na barriga no Piolho, dou um azar danado pro Campeão. Acho que vou comprar um caro esportivo, pra chegar zunando, vou ser o cara do estacionamento do estádio. Esse Turbo Jet combina comigo.

INTERPRETAÇÃO DA FEMINISTA, INIMIGA DELE:

O carro é de 2009, os adereços do futuro. Mas a mentalidade é do século passado. Se ele se atrasa pro trabalho, é demitido e não vai ter grana nem pro jantar, nem pros ingressos do jogo. Isso, se eu aceitasse que ele paga a conta, que acho isso o cúmulo! Essa sociedade capitalista, machista, repressora e tutelar, é alimentada pelas lavagens cerebrais que a publicidade faz. Vou organizar uma passeata contra esse Turbo Jet.

Anúncio publicado na Men's Health (carros, dieta, mulher pelada, moda, esportes, cosméticos).


LEGENDA:

ELX 1.4: Vai buscar a filha na escola.

Sporting 1.8: Vai buscar a mulher.

T-Jet: Vai buscar a amante.


INTERPRETAÇÃO DO METROSSEXUAL:
Esse carro é bem bonitinho, lindo mesmo sou eu. Ele é esportivo, né? Eu sou esportista, olha minha barriga cortada! Se eu tivesse filha, as amiguinhas dela iam ser loucas com o papai aqui. Se eu tivesse mulher, ia ter que dividir o banheiro com ela, porra. Amante eu tenho, ela é minha personal. Trainner? Não, Stylist. Vou comprar um T-Jet azul, pra combinar com minha jaqueta nova. Amarelo não, que essa cor não me favorece.

INTERPRETAÇÃO DA FEMINISTA, AMIGA DELE:
Então a amante merece um tratamento melhor do que sua mulher? Melhor do que sua filha??? Isso que dá, essas piriguetes que alimentam o machismo do sistema vigente. Estou decepcionada como uma revista de mentalidade aberta, livre dde preconceitos, deixa que um anunciante publique um absurdo desses. Vendidos, isso que são todos: homens, revistas, publicitários principalmente. Queria até dar uma volta nessa porcaria de T-Jet, só pra ver.

O slogan do produto merece todo um destaque, já vem com a piadinha inclusa: Não é turbo, é turbinado. Nesse padrão: machismo + imagem ilustrando a frase, ou vice-versa, é obvio pensar logo em peitões, né? Mas nós tivemos um outro insight, muito mais másculo, muito mais impactante.
Não é turbo. É turbinado.

Nenhum comentário: