7 de abr. de 2009

Governo investe R$ 1,017 bilhão em mídia em 2008


Mensurados os gastos, do Governo do Brasil, com mídia em 2008: a bagatela de R$ 1,017 bilhão. O montante inclui ações da administração direta (estatais) e a indireta (Lula e ministérios).
Vejamos a distribuição do bolo, ou da bolada, nos meios:


1) Televisão - R$ 641,milhões (62,4% da verba);
2) Jornais - R$ 134,6 milhões (13,1%);
3) Rádio - R$ 88,8 milhões (8,7%);
4) Revistas - R$ 81,1 milhões (7,9%);
5) Outros - R$ 49,1 milhões (4,8%);
6) Internet - R$ 27 milhões (2,6%);
7) Outdoor - R$ 5 milhões (0,5%).


Na verdade, esses números representam apenas parte do montante gasto em propaganda, já que apresentam apenas os investimentos nas mídias (os veículos, Brasil, os meios). Verbas de produção, e participação de agências/produtoras, por exemplo, além dos R$ 300 milhões de publicidade legal, não estão nessa continha. Leia aqui a notícia completa.

Sinceramente, não sei se essa notícia me alegra, ou entristece. Uma grana boa dessas, movimentando o mercado que escolhi para atuar, é uma ótima. Mas saber que parte da bolada saiu dos meus pobres bolsos de contribuinte, dá cá um certo aperto - no coração e no orçamento.

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